24-01-2023

Grupo TMG assina Pacto para apostar no emprego dos jovens

O Grupo TMG assinou o "Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens", que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e tem como objetivo operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens. A iniciativa decorre do "Livro Branco Mais e Melhores Empregos para os Jovens" e é promovida pela Fundação José Neves e pelo Governo, através da Secretaria de Estado do Trabalho.

Com esta parceria, o Grupo TMG compromete-se, até 2026 e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, a formar, desenvolver e dar voz aos jovens.

Nas palavras de Isabel Furtado:

É com enorme honra que o Grupo TMG resolveu associar-se, sem reservas, a esta louvável iniciativa. A Visão do Grupo TMG é a de termos sempre os olhos postos no amanhã e de assim crescermos e promovermos vantagens competitivas únicas reforçadas pelo talento e conhecimento. Também os nossos Valores estão profundamente alinhados com este Pacto, pois temos um compromisso social de longo prazo com os nossos stakeholders e as Pessoas são o coração de tudo o que fazemos.

Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, realça que este "é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados, que tendem a estar mais expostos ao desemprego e a ter salários mais baixos. É preciso fazer algo para mudar o estado das coisas e o Pacto assinado vai permitir medir o impacto e os resultados do mesmo. Esperamos ainda que muitas mais empresas se juntem. Estamos a fazer acontecer e o papel das empresas é fundamental para uma alteração estrutural desta situação."

Para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, da Fundação José Neves e da Secretaria de Estado do Trabalho, são ainda Entidades Associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Observatório do Emprego Jovem, que é o responsável pela monitorização do Pacto.

O "Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens" considera jovens até aos 29 anos, inclusive e o documento pode ser consultado na íntegra aqui.

Share & print